domingo, 21 de novembro de 2010

Dicas de Saúde Bucal

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes.É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental,uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes.Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental,a placa bateriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados,caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

São três os estágios da gengivite:
  • Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva.Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental.Neste primeiro estágio da doença,o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.
  • Periodontite: neste estágio,o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados.Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana.O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
  • Periodontite avançada: neste estágio final da doença,as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos,o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis.Isto pode afetar sua mordida e,se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
Fonte: www.colgate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário