quinta-feira, 11 de outubro de 2012

eHealth é carro chefe da joint venture Unit Care Tecnologia

Sinergias | 11 de outubro de 2012                                                          por Saúde Web A Unit Care Saúde e a i9access Tecnologia criaram a joint-venture para atuar em saúde com alta tecnologia especializada em medicina
Depois de lançarem plataforma em telemedicina para atender pacientes crônicos à distância e selar parceria com a Continua Alliance (organização mundial sem fins lucrativos que dita os consensos na área de conectividade em saúde), a Unit Care Saúde e a i9access Tecnologia criaram a Unit Care Tecnologia, empresa resultante de uma joint-venture que irá atuar em saúde com high technology especializada em medicina.
“Estamos aliando o conhecimento técnico ao médico para prover as soluções mais completas aos pacientes”, diz Alécio Binotto, CIO da Unit Care Tecnologia e um dos sócios da i9access, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma de telemedicina, carro-chefe da parceria e já em comercialização.
As perspectivas apontam para o eHealth, que oferece sistemas, dispositivos e redes interativas, incluindo a telemedicina, que vem crescendo rapidamente no mundo, em função de inúmeras vantagens que diminuem os custos com os pacientes crônicos. Estima-se que em breve eles serão responsáveis por quase 80% das despesas com saúde no mundo.
Na prática, a Unit Care Tecnologia irá se dedicar não só à plataforma de telemedicina para pacientes crônicos e representação dos equipamentos médicos certificados pela Continua Alliance, mas também à oferta de sistemas PACS/RIS (Picture Archiving and Communicatio Systems / Radiology Information Systems) e HIS (Hospital Information Systems) disponíveis na nuvem computacional. “É enorme a possibilidade de oferecer serviços on demand em cloud computing”, observa Binotto.
Tecnologia brasileira
Com tecnologia 100% nacional, a plataforma de telemedicina foi desenvolvida pela i9access Tecnologia, empresa do Rio Grande do Sul, cujos proprietários são professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de tecnologia para homecare, a empresa provê outros módulos para a plataforma (teleeletrocardiologia, teleradiologia, teleultrassonografia), como também um sistema multimídia para salas de cirurgia inteligentes, MIR – Multimedia Integrated operating Room.
O serviço de telemedicina consiste em oferecer aparelhos de captura de sinais vitais como pressão sanguínea, oximetria, temperatura, peso ou nível de glicemia à distância. Os pacientes são monitorados 24 horas por dia através de uma central onde os dados são armazenados e atualizados a cada 30 segundos.
Os aparelhos são conectados via bluetooth e os dados podem ser acessados pelos profissionais autorizados de qualquer computador com acesso a internet, tablet ou smarthphone, em tempo real e de forma eficaz.
A tecnologia, segundo a companhia, tem cobertura continental — o único pré-requisito é sinal de telefonia móvel no local onde o paciente se encontra.
Atualmente a Unit Care Saúde conta com 70 pacientes usando a solução, entre clientes internos e externos.
Os potenciais clientes são: o serviços de gerenciamento de pacientes crônicos, operadoras de saúde, pessoas físicas, e empresas de homecare e empresas interessadas em diminuir a sinistralidade dos seus funcionários. O tempo de desenvolvimento foi de aproximadamente dois anos e a plataforma consumiu um investimento de R$1 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário