segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Instituto do Câncer e HC oferecem exames gratuitos de mamografia

Objetivo da ação é atender 600 mulheres até o próximo dia 29

O Instituto do Câncer de São Paulo e o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) realizam a partir desta segunda-feira (18), até o próximo dia 29, um mutirão de mamografia. A ação é gratuita e aberta à população e pretende atender cerca de 600 mulheres da capital paulista.
O agendamento poderá ser feito a partir de hoje. Os procedimentos também serão realizados durante esse período, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Dados divulgados na última sexta-feira (15) pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) indicam que cerca de 11 mil mulheres morrem de câncer de mama por ano no Brasil, o que representa 2,5% das mortes femininas no país. Espera-se que 49 mil novos casos desse tipo de câncer sejam detectados em 2010 e 2011.
Para participar do mutirão em São Paulo, as mulheres precisam ter a partir de 40 anos de idade e agendar o procedimento por telefone. Também é necessário um pedido de exame feito por um médico, da rede pública ou privada, comprovante de residência e documento de identidade. A retirada do exame poderá ser feita após 15 dias, no setor de entrega de resultados.
Para melhorar a prevenção do câncer de mama, o Inca elaborou sete recomendações, baseadas em estudos científicos.
Veja sete dicas do Inca para prevenir o câncer de mama


1 Toda mulher deve ter amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.
2 Toda mulher deve ficar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica.
3 Toda mulher com nódulo papável na mama e outras alterações suspeitas deve ter direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
4 Toda mulher de 50 a 69 anos deve fazer mamografia a cada dois anos.
5 Todo serviço de mamografia deve participar de programas de qualidade. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.
6 Toda mulher deve saber que o controle de pesos corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.
7 A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário