quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jovens são os que mais doam sangue em São Paulo

Os jovens de 18 a 30 anos são os maiores responsáveis pelas doações de sangue em São Paulo, já que 37% dos doadores estão nessa faixa etária, de acordo com um levantamento da Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria de Estado da Saúde.
A pesquisa indica que a prática vai diminuindo com a idade, já que o índice só cai entre os mais velhos: pessoas de 30 a 39 representam 31% dos doadores, enquanto esse índice é de 21% na faixa etária entre 40 a 49 anos, de 9% para a população de 50 a 59 anos e de apenas 2% para aqueles acima disso. Pelas regras do Ministério da Saúde, podem doar sangue indivíduos que tenham entre 18 e 65 anos podem doar sangue – uma nova resolução sobre o assunto em análise pelo governo deve aumentar esse público para a idade entre 16 e 68 anos.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora regular de Sangue. Em São Paulo, apenas 2% da população adota essa prática. Para Frederico Carbone Filho, médico da Hemorrede da secretaria de saúde, os idosos podem ajudar nesse processo.
– Embora a participação dos idosos entre os doadores seja limitada por fatores como problemas de saúde, ainda é possível aumentar esse número. A população está envelhecendo e é preciso que as pessoas mais velhas também tenham essa participação social, ajudando a salvar vidas por intermédio da doação

Nenhum comentário:

Postar um comentário