domingo, 19 de setembro de 2010

Por que o Brasil não se livra da dengue?

Há uma série de razões que justificam o aumento das mortes nos últimos anos. A principal delas – e mais repetida pelos especialistas – é o fato de o país estar vivendo, desde o final dos anos 90, surtos repetidos da dengue, que são causados pelos três tipos do vírus que circulam no Brasil. Isso aumenta as chances de uma pessoa se infectar novamente e, consequentemente, de desenvolver as formas graves da doença.
Mas, além disso, os números dos últimos anos também mostram que existem problemas no atendimento aos pacientes que se apresentam aos serviços de saúde. Apesar de o número de casos graves crescer por causa dos constantes surtos, especialistas dizem que isso não deveria ser sinônimo de um maior número de mortes.
Para impedir que uma pessoa perca a vida por causa da dengue, é preciso que a doença seja identificada o quanto antes e, além disso, que os serviços de saúde ofereçam um tratamento rápido.
O Brasil ainda vai conviver com a dengue por muitos anos – e o número de casos graves será cada vez maior. Para evitar que mais mortes ocorram, os especialistas lembram que, além de uma boa articulação dos serviços de saúde, é necessário capacitar mais profissionais de saúde e continuar com as campanhas de educação da população, que servem para acabar com os criadouros do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário