quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vacina contra gripe comum previne ataque do coração

Pesquisadores britânicos descobriram que tomar vacina contra a gripe comum reduz em 19% as chances de uma pessoa sofrer o primeiro ataque do coração. O estudo foi publicado na revista científica da Associação Médica Canadense.
Os infartos são mais comuns durante o inverno. Isso ocorre porque, nessa época do ano, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, o que acaba prejudicando a circulação.
Segundo a pesquisa, da Universidade de Lincoln, tomar a vacina mais cedo, durante o outono, por exemplo, aumenta os benefícios.
De acordo com o médico Niroshan Siriwardena, autor do estudo, para aqueles que se vacinaram antes de o inverno começar, os riscos foram 21% menores. Já quem deixou para se imunizar depois, os riscos caíram 12%.
- Nossas descobertas reforçam as tradicionais campanhas de vacinação contra a gripe comum, com esse benefício adicional para aqueles que não sofrem problemas no coração.
Os cientistas avaliaram 78.706 pessoas, todas com 40 anos ou mais, da Inglaterra e do País de Gales. Ao todo, 16.012 pessoas sofreram um ataque do coração, das quais 8.472 tinham se vacinado contra a gripe comum.
Os pesquisadores irão agora realizar novos estudos para confirmar os resultados e, a partir disso, esperam modificar os calendários de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário